01 – MÓDULO I – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – – INTRODUÇÃO AO EAD
Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?
02 – MÓDULO I – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.
03 – MÓDULO I – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – INTRODUÇÃO À LIBRAS
Introdução às práticas de compreensão e produção em LIBRAS através do uso de estruturas e funções comunicativas elementares. Concepções sobre a Língua de Sinais. O surdo e a sociedade.
04 – MÓDULO I – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Estudo dos múltiplos aspectos do comportamento humano nas organizações. O que é a ciência do comportamento. Modelos e quadros de referência; Organizações e Comportamento; indivíduo – variáveis intrínsecas e extrínsecas determinantes do comportamento; atitude, percepção, aprendizagem, motivação. Os grupos na organização – Como se formam; Características dos grupos – Hierarquia, normas, papéis, coesão, objetivos; Conflitos intra e intergrupais. Liderança e poder. Comunicação empresarial. Clima e cultura organizacionais.
05 – MÓDULO I – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – -SEGURANÇA DO TRABALHO
Conceitos e Legislação de Segurança do Trabalho. Análise de Riscos. Acidentes e. Doenças do Trabalho: Princípios, Regras e Métodos de Prevenção.
06 – MÓDULO I – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – -EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.
07 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
A informática nasce da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, geralmente ligados à área de cálculo e gerenciamento. Desse modo, conhecer a história dos computadores é importante, pois é através do estudo do passado que podemos compreender e valorizar o presente. No decorrer desta aula teremos a oportunidade de analisar exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da humanidade
08 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – -ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Bases Conceituais (Ética, Moral, Valores, Caráter histórico, social e pessoal da moral; Senso moral e consciência moral, Juízo de fato e juízo de valor); As Concepções de Ética e Moral; A Ética na Sociedade; O Relativismo Moral; A Ética nas Organizações; Ética, Moral e Democracia nas Organizações; O Privado, o Público, a Ética e a Moral; Ética e Poder; Ética e Gestão; Ética Pós-moderna.
09 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE
Você sabia que a área do Meio Ambiente é uma das mais importantes à vida no Planeta, cultivo de espécies de plantas e animais, preservação dos biomas? Mas, será que conhecemos todas as relações e conceitos que permeiam este tema e, por que a preservação do Meio ambiente é tão necessária? A área ambiental faz parte da cadeia de relações e processos que envolvem a Ecologia e a sustentabilidade. O Meio ambiente é compreendido como o conjunto de sistemas ecológicos, incluindo a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais, ou seja, tudo que constitui a natureza como conhecemos. Desse modo, a conservação do meio ambiente proporciona a conservação das formas de vida na terra. Entendeu? Ao longo desta unidade letiva você vai mergulhar neste universo!
10 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – – MECÂNICA TÉCNICA
Estudo dos cálculos básicos de estática de estruturas planas.
11 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – INTERPRETAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO
Desde então, foram aperfeiçoados e implementados, se mostrando relevantes no mundo todo. Há muito tempo, os desenhos começaram a fazer parte da história da humanidade. Diagnóstico Gratúito. Serviços: Desenho Técnico, Análise estrutural, Estrutura Metálica.
12 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – METROLOGIA E NORMATIZAÇÃO
Você será capaz de entender a importância da metrologia no seu dia-a-dia profissional e pessoal. Após desenvolver esta competência terá uma nova visão de como a humanidade evoluiu até o ponto em que estamos hoje e como essa evolução foi embasada na Metrologia.
13 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – – ELETRICIDADE I
Conhecer e entender os princípios da eletrostática e as leis básicas da eletrodinâmica. Conhecer as principais formas de ondas que modelam as grandezas elétricas. Definir os efeitos resistivo, capacitivos e indutivos em analise de circuitos. Analisar circuitos elétricos de corrente contínua.
14 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – – ELETRÔNICA DIGITAL
O curso profissionalizante de eletrônica digital ensina a respeito de circuitos integrados e programação, abordando diversos aspectos da
área de informática e telecomunicações. Confira alguns dos temas abordados nesse curso online
15 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – RESISTÊNCIA DE MATERIAIS
Na engenharia dos materiais, a resistência dos materiais é a capacidade do material de resistir a uma força a ele aplicada. A resistência de um material é dada em função de seu processo de fabricação e os cientistas empregam uma variedade de processos para alterar essa resistência posteriormente.
16 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – METODOLOGIA DA MANUTENÇÃO
Elementos de manutenção (definições sobre manutenção, tipos e políticas); introdução à confiabilidade (conceitos, taxa de falhas e confiabilidade de sistemas); introdução à mantenabilidade (conceitos, classificação da manutenção preventiva e taxa de reparo); disponibilidade (conceitos); detecção de falhas em projetos e processos (FTA e FMEA); técnicas e filosofias de manutenção (MBC, MPT e sistemas informatizados de gestão da manutenção).
17 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – COMANDOS ELETROELETRÔNICOS
Os defeitos mais comuns que acontecem nos contatores e os problemas causados nos circuitos elétricos por eles comandados; a reversão de rotação de motores trifásicos; o sistema de partida para motor trifásico com comutação automática estrela-triângulo, com contatores e com relé de proteção conjugado a um transformador de corrente; a reversão de motor trifásico tipo Dahlander são algumas das aplicações dos comandos eletroeletrônicos tratados
18 – MÓDULO II – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – – PROJETOS ELÉTRICOS
Projetos elétricos.
19 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Projetos de Automação Industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie…
20 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – SISTEMAS DIGITAIS
Um sistema digital é um sistema no qual os sinais têm um número finito de valores discretos, se contrapondo a sistemas analógicos nos quais os sinais têm valores pertencentes a um conjunto contínuo (infinito).
21 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – ELETRÔNICA ANALÓGICA
A eletrônica analógica é o ramo da Eletrônica que estuda o desempenho de componentes eletrônicos e circuitos analógicos como: resistores, capacitores, bobinas, potenciômetros, transistores, cristais e circuitos integrados em sua grande maioria.
22 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – -INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Símbolos gráficos e materiais elétricos utilizados em instalações elétricas. Dimensionamento de condutores, eletrodutos e dispositivos de proteção.
23 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – – ENSAIOS DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
O método do ensaio a vazio dos motores de indução utiliza o motor liga na rede elétrica com a tensão e frequência nominal da rede.
24 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – – HIDROPNEUMÁTICA
Fundamentos de Pneumática e Hidráulica: Conceitos Básicos, Simbologia, Produção e Distribuição de Fluidos Pressurizados; Componentes Pneumáticos e Hidráulicos: Válvulas, Atuadores, Ferramentas Pneumáticas e Hidráulicas, Filtros e Reservatórios; Eletropneumática; Eletrohidráulica; Projetos Pneumáticos e Hidráulicos: Fluxograma, Circuito Pneumático e Hidráulico, Diagrama Trajeto Passo.
25 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – CONTROLE E ACIONAMENTO DE MÁQUINAS
No curso de Controle e Acionamento de Máquinas Elétricas estudaremos os motores elétricos através de uma ferramenta conhecida como circuito equivalente, serve para estudar o equipamento através de uma representação. Os parâmetros obtidos do circuito equivalente servem para determinar parâmetros que serão úteis para propósitos de controle.
26 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL
Fazer o controle de qualidade industrial é fundamental para garantir a excelência dos produtos que vão para o mercado. Quando algo vai mal, mas há processos bem desenhados, os erros são facilmente identificados e corrigidos. Do contrário, pode ser que passem despercebidos na indústria e só comecem a despontar quando já estão nas mãos do consumidor.
27 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – ELETRÔNICA INDUSTRIAL
Introdução. Dispositivos utilizados na eletrônica de potência. Conversores CA/CC controlados e não controlados (monofásicos e trifásicos). Conversores CC/CA (monofásicos e trifásicos). Conversores CA-CC-CA e sua aplicação no acionamento de máquinas elétricas. Qualidade de energia.
28 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Devido o grande número de acidentes de trabalho relacionados a serviços em instalações elétricas. O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Norma regulamentadora nº 10, também conhecida pela sigla NR-10, cujo recebe o título de “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”.
29 – MÓDULO III – TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. – ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, Desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Autoavaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.