01 – MÓDULO I – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – – INTRODUÇÃO AO EAD
Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?
02 – MÓDULO I – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.
03 – MÓDULO I – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – – MARKETING DIGITAL
Com a graduação em Marketing Digital, o aluno irá desenvolver habilidades comerciais para o crescimento local, regional ou ainda global de negócios. Poderá contribuir para o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e planejamento estratégico sobre produtos e serviços.
04 – MÓDULO I – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – -EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.
05 – MÓDULO I – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação gerencial; Comunicação administrativa; Comunicação social; Comunicação interna e a comunicação externa; Etiqueta Empresarial: Ética Empresarial; Marketing pessoal; Comunicação Gerencial e Administrativa. Estratégia de elaboração de procedimentos; Estratégia de comunicação visual; Regulamentos e procedimentos.
06 – MÓDULO I – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – – GESTÃO DE PROJETOS
Contexto da gerência de projetos nas organizações. Coordenação das atividades do projeto e Gerência do escopo do Projeto Processos de gestão do tempo no contexto do projeto. Mapeamento dos custos do projeto e Gerência da qualidade do projeto Dimensionado os Recursos Humanos do projeto. Gerência dos riscos do projeto e Gerência das aquisições do projeto.
07 – MÓDULO II – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – INBOUND MARKETING
Conceito de Marketing de busca. Evolução dos motores de busca e o futuro da internet. SEM, SEO e PPC aplicados no Inbound Marketing. Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicadas ao Inbound Marketing.
08 – MÓDULO II – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – -MARKETING ELETRÔNICO E INTERNACIONAL
Marketing Eletrônico ou ainda Marketing Digital é um processo que estabelece uma combinação dos recursos de “marketing tradicional” com ferramentas eletrônicas, ou seja, através de recursos via internet.
09 – MÓDULO II – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – MÉTRICAS DO MARKETING
Métricas de marketing são indicadores utilizados para medir os resultados das ações e campanhas implementadas nos canais de marketing. Acompanhando as principais delas – que vão do número de visitantes até o volume de vendas – você consegue identificar o impacto das suas estratégias nos resultados finais da sua empresa.
10 – MÓDULO II – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – -ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
11 – MÓDULO III – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – MARKETING DE EVENTOS
O marketing de eventos é um tipo de marketing que implica na promoção de uma marca, produto, ou serviço por meio da realização, a participação ou marcando presença em eventos. O marketing de eventos ajuda a construir relacionamentos mais profundos com clientes e a educá-los sobre seu produto.
12 – MÓDULO III – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, SAÚDE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ao término desta aula você será capaz de entender a evolução histórica da Segurança do Trabalho e conhecer as normas regulamentadoras, principal referencial legal que estabelece as diretrizes que devem ser seguidas pelas empresas, a fim de assegurar um ambiente de trabalho saudável e seguro.
13 – MÓDULO III – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – ANÁLISE E PESQUISA DE MERCADO
Pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento. Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.
14 – MÓDULO IV – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Estratégia de marketing é um conjunto de ações colocadas em práticas para atingir às suas metas de divulgação, vendas e construção de uma imagem positiva para a marca. Representa todo o seu esforço para dar visibilidade ao negócio, atrair clientes e ser reconhecido como autoridade no nicho em que atua.
15 – MÓDULO IV – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – FUNDAMENTOS DE MARKETING
O curso Fundamentos de Marketing apresenta a você o marketing, importante ferramenta para a divulgação de produtos e serviços que assume uma posição estratégica na empresa, uma vez que contribui para a sua longevidade, agindo de forma diversa. Você irá aprender: Ampla noção do marketing nos diferentes segmentos da empresa; Compreensão correta dos conceitos fundamentais de marketing; Competência para analisar as iniciativas de marketing que ocorrem no cotidiano social.
16 – MÓDULO IV – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – -MARKETING PESSOAL E GESTÃO DE CARREIRA
Marketing pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias que buscam valorizar a sua marca individual, fazendo com que você ganhe destaque no seu setor de trabalho. Isto é, ele faz com que o profissional seja mais notado pelas pessoas e atinja seus objetivos de forma permanente.
17 – MÓDULO IV – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – -MARKETING DE SERVIÇOS E DO VAREJO
Marketing de varejo é o conjunto de atividades realizadas para gerar interesse das pessoas e, consequentemente, converter em vendas.
18 – MÓDULO V – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – -PUBLICIDADE E PROPAGANDA
História da publicidade; sua origem e fatos marcantes. Percepções da publicidade na sociedade: produção de bens, serviços e consumo. Conceitos de Publicidade e Propaganda, aspectos técnicos e teóricos da profissão. Noções de psicologia na Publicidade. Estrutura de uma agência, o setor da propaganda, legislação, perspectivas e tendências do mercado. Os serviços de comunicação e as novas alternativas de mídia a partir das tecnologias contemporâneas.
19 – MÓDULO V – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – – BUSINESS INTELLIGENCE
O business intelligence permite ajustes em tempo real e mudanças estratégicas de longo prazo que eliminam ineficiências, adaptam-se às mudanças do mercado.
20 – MÓDULO V – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – – MARKETING E PROPAGANDA DIGITAL
Com a graduação em Marketing Digital, o aluno irá desenvolver habilidades comerciais para o crescimento local, regional ou ainda global de negócios. Poderá contribuir para o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e planejamento estratégico sobre produtos e serviços. O curso pretende prover embasamento teórico e prático suficiente para a construção dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao profissional de Marketing, contribuindo com a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
21 – MÓDULO V – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – – ESTUDO DE MARKETING SUSTENTÁVEL
Implicações da Crise Ambiental para a estratégia das empresas e o empreendedorismo: Riscos e Oportunidades; Aplicação dos conceitos de desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade empresarial a novos negócios; Ecoestratégias pós Quioto e economia verde; Definição de Empreendedorismo Sustentável e Tipos de Econegócios; Mapeamento de Oportunidades de Econegócios; Ecodesign, Inovação e Marketing Verde; Como planejar um empreendimento sustentável; Medição do Impacto ambiental de produtos e operações e medição da sustentabilidade de novos empreendimentos.
22 – MÓDULO VI – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – NEGOCIAÇÃO COMERCIAL E COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como diagnosticar problemas. Transformar as informações e dados coletados em instrumentos para tomada de decisões. Metodologias para resolução de tomadas de decisões. Estilos de negociação de conflitos. Negociação como processo. Técnicas de negociação através da simulação e do estudo de casos. Estudo e compreensão das Técnicas de Negociação, da política de gestão comercial das empresas. Princípios e conceitos básicos do Sistema de Informação mercadológica. Conceitos básicos sobre E-commerce e e-Business. Terminologia específica de informação voltada ao varejo eletrônico. O comércio eletrônico. O mercado virtual. O impacto da internet sobre as estratégias de negócio.
23 – MÓDULO VI – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – TÉCNICAS DE ATENDIMENTO EM HELPDESK
O serviço de help desk centraliza o recebimento das solicitações dos clientes, o que facilita as respostas e resolução dos problemas. O solucionador consegue resolver o problema do cliente fornecendo informações e esclarecimentos, sendo essa a parte mais fácil e prática do help desk.
24 – MÓDULO VI – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – – VISUAL MERCHANDISING
Visual Merchandising é uma estratégia que tem a proposta de chamar a atenção do cliente por meio do apelo visual e também na oferta de uma experiência repleta de sensações.
25 – MÓDULO VI – TÉCNICO EM MARKETING E COMUNICAÇÃO – ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, Desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Autoavaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.